
Em entrevista ao Diário Económico (DE) , Cardoso dos Reis, presidente da CP, defendeu a quadruplicação da linha do Norte, actualmente já saturada e sem capacidade para receber mais circulações. O presidente da operadora ferroviária reconhece como "crítico" o troço entre Cartaxo e Entroncamento e o mau serviço ferroviário prestado aos clientes do Entroncamento, Santarém e Tomar, devido aos atrasos nos tempos de percurso.
"A linha do Norte é um eixo fundamental do nosso País e não tem capacidade para introduzir mais comboios e nós precisamos de ter mais linha e mais comboios, de passageiros e de mercadorias, entre Lisboa e o Porto", afirmou Cardoso dos Reis. "As pessoas não estão a discutir o essencial, ao circunscrever a discussão sobre se é necessário a alta velocidade entre Lisboa e o Porto", já que, a seu ver, "é mesmo preciso um par de linhas ao lado da linha do Norte para libertar a linha existente para os comboios suburbanos e de mercadorias".
As declarações de Cardoso dos Reis vêm reabrir o debate sobre a importância da linha do Norte e são, de certa forma, críticas para o próprio governo, onde "as pessoas" não estão a discutir o essencial.
Curiosamente, estas declarações surgem pouco depois do Bloco de Esquerda ter apresentado um conjunto de propostas estruturantes para a nossa região, nas quais se inclui a necessidade de modernizar a linha ferroviária do Norte e a promoção de um cluster dos transportes, entre Entroncamento e Torres Novas.