terça-feira, 16 de setembro de 2008

A CÂMARA MUNICIPAL VAI PRIVATIZAR O ESPAÇO DA ANTIGA PISCINA

O BE OPÕE-SE À PRIVATIZAÇÃO
DE EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS

A Câmara Municipal do Entroncamento decidiu entregar à exploração privada o espaço das antigas piscinas municipais. Aí será instalado um ginásio com diversas valências, uma sauna, um banho turco, um auditório para 70 pessoas e outros equipamentos de apoio. Só que, ao contrário de outros equipamentos municipais --- como o Centro Cultural, o Estádio, o Cine-Teatro S. João ou o Pavilhão Municipal --- este será entregue para exploração comercial a quem pagar mais, numa hasta pública.
O Bloco de Esquerda opôs-se a esta decisão, na Câmara Municipal. Lamentavelmente a maioria PSD e PS impôs-se. O Bloco de Esquerda não abdica da sua posição, em nome de todos aqueles que exigem às autarquias uma lógica de serviço público e não de serviço aos negócios de alguns.

A privatização de um equipamento municipal de tal relevância é uma decisão sem precedentes no Entroncamento.
O município tem responsabilidades inalienáveis na promoção do bem-estar e da actividade desportiva de todos os munícipes. Aliás, o município dispõe de quadros técnicos qualificados e de um regulamento que poderia enquadrar o funcionamento deste novo espaço. Outros municípios o fazem, alguns bem perto do Entroncamento.
Ao abdicar da gestão pública deste equipamento municipal --- financiado por todos, para servir todos --- a Câmara Municipal abdica do serviço público e exclui do seu usufruto todos os que o não podem pagar. A lógica que irá prevalecer será a lógica comercial que visa, antes de mais, o lucro e não o serviço público, como deveria ser.

Voltar à página principal...